Atividades

EXPLORE O CENTRO DE PORTUGAL

experiências e atividades

A Sertã é um destino perfeito para umas férias em família ou com aquele grupo de amigos inseparáveis. Esta é uma terra de lendas e crenças, habitada por gentes acolhedoras e persistentes. Para os amantes do Turismo de Natureza, esta região é encantadora e reserva-lhe inúmeros detalhes que vai querer conhecer. Durante todo ano acontecem vários eventos culturais, animados ararias populares e várias feiras temáticas.
O Hostel Square tudo fará para lhe dar a conhecer o concelho e a região. O nosso símbolo representa este compromisso e a ligação da nossa marca à vila da Sertã, a qual está perto de tudo e à espera da sua visita.

EXPLORE O CENTRO DE PORTUGAL

experiências e actividades

A Sertã é um destino perfeito para umas férias em família ou com aquele grupo de amigos inseparáveis. Esta é uma terra de lendas e crenças, habitada por gentes acolhedoras e persistentes. Para os amantes do turismo de natureza, esta região é encantadora e reserva-lhe inúmeros detalhes que vai querer conhecer. Durante todo ano acontecem vários eventos culturais, animados ararias populares e várias feiras temáticas.
O Hostel Square tudo fará para lhe dar a conhecer o concelho e a região. O nosso símbolo representa este compromisso e a ligação da nossa marca à vila da Sertã, que está perto de tudo e à espera da sua visita.
Separador Hostel_sem fundo

TURISMO DE NATUREZA

praias fluviais

A poucos metros do nosso Hostel podem passar momentos calmos e descontraídos nas margens das 2 ribeiras que «entram» na vila e que correm devagar até ao rio Zêzere. Atividades náuticas não faltam, na região que integra as albufeiras do Cabril, Bouçã e do Castelo de Bode. Venha descobrir este paraíso!

O TRÍZIO,  em Palhais, na albufeira de Castelo de Bode sempre foi um destino de eleição para os adeptos de desportos náuticos.
GPS: N 39º  43’47.16″  W 8º  13’50.94″

O Clube Náutico permite a prática de wakeboard, sem recorrer a um barco, com muito menos custos do que o habitual. Pode desfrutar dos recantos mágicos do rio Zêzere num passeio de barco, pescar, passar uma tarde animada na praia fluvial ou seguir o trilho da Grande Rota do Zêzere. No verão acontecem com frequência festas ao Sunset, animadas por DJ’s, onde afluem muitos jovens para momentos de convívio. Há uma vasta oferta para as suas férias, aqui, no centro de Portugal.

A BARRAGEM DO CABRIL, no rio Zêzere, é uma das maiores barragens portuguesas, este espaço de lazer ao ar livre, é o ideal para passeios de barco, pesca ou mergulhos. Por vezes, em colaboração com os nossos parceiros turísticos, organizamos eventos para visitas guiadas, à central da barragem, fique atento à nossa newsletter e à nossa agenda.

Barragem-Cabril-Pedrógão-Pequeno

Se a sua preferência é passar uma tarde em família, numa bela e tranquila praia fluvial, saiba que na Ribeira da Sertã têm várias possibilidades para desfrutar desta natureza a perder de vista.

A PRAIA DO TROVISCAL, um belo e grande açude, com um areal que convida ao bronze, tem um bar e todas as comodidades, nomeadamente, para um churrasco com amigos. Nesta praia inicia-se o Percurso Pedestre do Xisto  PR7, o qual segue ao longo da ribeira até à Sertã e onde podem apreciar a flora e fauna desta zona ribeirinha.
GPS: N 39º  51’36.23″  W 8º  00’28.64″.

O que diz a esta sugestão?

Já na vila da Sertã, recomendamos a PISCINA MUNICIPAL, em pleno coração da vila, tem ao seu dispor atividades para as delícias dos mais jovens. Por exemplo, aprender ou simplesmente navegar a ribeira numa canoa. O espaço está dotado das infraestruturas necessárias para garantir o bem estar e a segurança dos visitantes. Nas imediações da piscina encontra um extenso parque de merendas. O local dispõe de uma área fluvial para crianças e outra para adultos, mas, há sempre a possibilidade de tomar banho nas muitas zonas,  quer para poente, quer para nascente da ribeira. GPS: N 39º  48’26.01″  W 8º  05’47.39″.

A PRAIA FLUVIAL DO MARMELEIRO, nasceu da recuperação de um açude para a rega. Envolvida por amieiros, choupos e figueiras, cujas «silhuetas» se refletem nas águas, este espaço aproveita da melhor forma o curso de água da ribeira da Isna, nas imediações da aldeia do Marmeleiro. Na área circundante, existe um extenso areal, mesas e bancos de cimento.

Sertã

DESPORTO DE NATUREZA

geocaching

Geocaching é a combinação perfeita entre desporto e natureza.
Se gosta de ambos, então, pegue no mapa, um GPS e com muito espírito de aventura parta à descoberta de uma ``geocache`` na Sertã. Alguns pontos de referência:
Alameda da Carvalha, Sertã;
Capela de Santo António, Sertã;
Capela do Negros, Várzea dos Cavaleiros;
Estação de Arte Rupestre da Lajeira, na Serra do Cabeço Raínho;
Estação de Arte Rupestre da Fechadura, Figueiredo;
Igreja da Nossa Senhora do Amparo, Carvalhal;
Igreja Matriz de S.Pedro, Sertã
Ponte Romana da Cova do Moinho – Cumeada;
Ponte Romana da Várzea Carreira – Cumeada;
Ponte Velha – Ermida;
Castelo da Sertã;
Praia Fluvial do Troviscal;
Posto de Vigia, Serra dos Covões;
Para consultar informação detalhada, visite o

percursos pedestres

1 Grande Rota e 7 Pequenas Rotas para descobrir lugares deslumbrantes na Sertã, são mais de 80 km que compõem estes Caminhos do Xisto no concelho:
PR1 “Trilho dos Bufos”, Pedrogão Pequeno,
39°54’9.22″N8° 7’51.56″W,  9,75 km, duração de 3:30 horas;
PR2 “Trilho do Zêzere”, Pedrógão Pequeno,
39°54’9.22″N8° 7’51.56″W, 7 km, duração de 3 horas;
PR3 “Rota do Azereiro”, Quintã,
39°47’34.34″N 08° 12`0.24″W, 10,1 km, duração de 4 horas;
PR4 “Rota das Estevas”, Cumeada,
39°46’22.12”N 8°6’53.77”W 12,2 km duração de 4:30 horas;
PR5 “Rota dos Pastores e da Lajeira”, Relvas,
39°50’10.97”N 7°59’8.54”W, 13,5 km, duração de 5 horas;
PR6 “Rota dos Aromas e Sabores”, Amioso,
39°51’52.08”N 8°5’7.14”W, 9 km, duração de 4 horas;
PR7 “Rota da Celinda”, partida na Praia Fluvial do Troviscal,
39°51’36.28″N 8° 0’28.62″W,
chegada, Sertã (Área de Lazer das Margens da Ribeira)
39°48’7.10″N 8° 5’55.73″W, 21,5 km, duração de 7 horas;
GRZ- Grande Rota do Zêzere, acompanha o Rio Zêzere desde a nascente, na Serra da Estrela, até à foz, em Constância, ao longo de 370 Km;

A SERTÃ

Para os fãs de atividades culturais é possível encontrar vestígios de arte rupestre, descobrir o Castelo da Sertã e explorar diversas Igrejas, Capelas e pontes que caraterizam o concelho...